noticias astra


   Data: 15/06/2012

TRT6 em parceria com a ASTRA6 lança campanha de prevenção contra HPV

O Serviço de Saúde do TRT-PE em parceria com a ASTRA6 está promovendo uma campanha de conscientização e vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). O objetivo é difundir conceitos de prevenção e informação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e viabilizar o acesso de magistrados, servidores e seus dependentes à Vacina Quadrivalente, em condições financeiras abaixo do preço de mercado. Esta vacina já foi lançada em 116 países e encontra-se disponível no Brasil desde 2007, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde. A sua eficácia é de 90,4% para os homens e de 99% para as mulheres. A vacina é destinada a pessoas de 9 a 26 anos, fase em que a eficácia é maior.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o que atinge o colo de útero e o de mama apresentam-se como a segunda causa de morte de mulheres no Brasil. Entretanto, quando são diagnosticados precocemente esses dois tipos de câncer apresentam um prognóstico positivo. O de colo de útero é o segundo tipo mais recorrente entre as mulheres. Estima-se que, no Mundo, a cada dois minutos uma mulher morre em conseqüência da doença que apresenta mais de 20 mil novos casos a cada ano no País.


O HPV dos tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Esta forma de câncer pode se manifestar também na vagina e na vulva. Nos homens, o HPV é responsável por 40% dos casos de câncer de pênis e de ânus. A Vacina Quadrivalente é a mais completa até agora existente, sendo capaz de proteger contras as formas mais perigosas do vírus.


Vale ressaltar que a principal via de transmissão do HPV é o contato sexual, sendo a maioria das infecções assintomáticas. As pessoas infectadas podem adquirir a doença após um único ato sexual com um parceiro portador do vírus. A campanha de vacinação do TRT-PE está sendo viabilizada em parceria com o Laboratório Merck, a Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Astra) e a Clínica Angelina Maia.


A vacina é composta de três doses que serão aplicadas nos meses de agosto, outubro e fevereiro. Durante o mês de maio passado e ao longo deste mês de junho, a equipe do Serviço de Saúde, vem se dedicando à divulgação das consequências do HPV, utilizando dentre outros mecanismos, palestras, envio de e-mails e distribuição de folhetos e cartazes.


O valor a ser pago pela vacinação dependerá do número de adesões, sendo, contudo, inferior ao que é cobrado em outros locais, já que equivale a 40% do que é praticado pelo mercado equivale a R$ 380,00. O máximo que será cobrado pelo Serviço de Saúde será R$ 225,00 por cada vacina. O dinheiro será descontado por intermédio de débito em conta corrente.  A adesão deverá ser firmada através de termo de compromisso para a aplicação das três doses, pois caso haja desistência a pessoa assumirá o pagamento das outras doses.


Fonte: TRT6



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites